sexta-feira, 8 de julho de 2011

DIGA NÃO ÀS SACOLAS PLÁSTICAS!

A cada mês 1 bilhão de sacos plásticos são distribuídos por supermercados no Brasil, 80% deste volume é usado apenas uma vez, mas a praticidade do descartável faz com que as pessoas resistam a novas escolhas e não pensem no ônus terrível que o planeta e as próximas gerações deverão pagar.
Segundo um levantamento realizado pelo ecologista Sabetai Calderoni, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% do lixo despejado em aterros sanitários são sacos plásticos que demoram mais de 100 anos para se decompor. Imagine que em meio à tanta tralha acumulada em um lixão, uma parte bem considerável é formada por aquelas "inofensivas" sacolas de mercado.
Mas isso não vai ficar assim por muito tempo. Esses produtos já foram julgados e condenados e, por isso, muitas cidades estão criando leis para proibir o uso das sacolinhas - que devem ser substituídas por outros modelos de papelão ou tecido. Como é o caso das cidades do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
Confira algumas dicas para reduzir o consumo de sacolas plásticas:

- Se a compra for pequena, e você não tiver uma ecobag, leve na mão mesmo;
- Se não tem uma sacola ecológica, use uma de lona ou náilon, se for fazer feira utilize carrinhos especiais para feiras ou supermercados;
- Caso a compra seja muito grande, tenha caixas plásticas dentro do carro ou peça caixas de papelão no supermercado;
- Incentive sempre todos ao seu redor a tomarem atitudes ecologicamente corretas, assim cada um faz sua parte e todos ajudam na luta pela preservação ambiental.
Pense nas suas escolhas, faça a sua parte, diga não às sacolas plásticas e incentive o uso de sacolas ecológicas.  
Diga: “Não, obrigado. Não quero sacolinha plástica, pois elas são prejudiciais ao Ambiente e ao saneamento básico. Prefiro as sacolas retornáveis”


Nenhum comentário:

Postar um comentário